27 de out. de 2009

Em Pauta, 4-4-2!

O esquema tático do Corinthians precisa ser reavaliado e isso fica claro, hoje temos um meio campo desmantelado que não marca e não cria, sobrecarregando os 2 atacantes que na verdade são pontas, marcando bem Jorge Henrique e Dentinho, Ronaldo fica sobrecarregado e dependemos dos volantes para armar o jogo.

O 4-3-3 que garantiu o Paulistão Invicto e Copa do Brasil não funciona mais pelo simples motivo de não termos um lateral esquerdo que apóia com qualidade e consistência e que caia bem pelo meio auxiliando na armação e por não termos um 1º volante forte, rápido e habilidoso que marcava muito bem e apoiava muito bem também, além claro do número 10 que pensa o jogo.

Não acho que os reforços contratados sejam ruins mais não atuam e não tem as mesmas características que tinham os antigos jogadores.

Marcelo Mattos está longe de ser brilhante ou de ter a qualidade técnica de Cristian mais em sua primeira passagem no Coringão atuaava como 1º volante do lado direito do campo tendo sempre outro volante a lhe auxiliar na contenção, sendo Mascherano no seu companheiro, Edno não é craque, mais é um bom jogador, e se jogar de segundo atacante ou de ponta pode render muito bem, afinal é forte, bate bem na bola e tem habilidade também, mais não é meia e jamais exercerá a função de Douglas, Matias é um moleque, o pouco que jogou mostrou que é bom de bola, mais também não é Douglas, pode funcionar bem na armação sendo um dos meias do time, caindo pelos flancos e pelo meio, Edu dispensa comentários, mais não é meia, não é sua praia jogar de costas pro gol, é segundo volante, e é canhoto renderia bem pela esquerda do campo.

Eu apostaria no tradicional 4-4-2 com Felipe, Alessandro, Chicão e Marcelo Oliveira, Marcelo Mattos (1º volante na direita), Edu (2º volante na esquerda), Jorge Henrique (direita), Edno (esquerda), Matias e Ronaldo.

Sendo que Matias, Edno e Jorge alternariam a função de atacante e de meia, podendo todos os três caírem pelo flanco, tendo a qualidade técnica e a visão de jogo do Edu, vindo de trás e distribuindo bem a bola, assim o Lateral esquerdo, no caso Marcelo Oliveira não precisaria se preocupar tanto em apoiar, pois a lacuna no ataque seria preenchida ora por Edno, ora por Jorge ora por Matias.

Caso Elias queira jogar bola, pode jogar na meia direita, com Edno na Meia esquerda, e Matias ou Jorge no Ataque.

Mais enquanto Elias for segundo volante pelo lado direito do campo, Marcelo Mattos terá um desempenho pífio, enquanto jogarmos com três atacantes não existe espaço para os reforços no time, nenhum deles é meia, Edno e Defederico podem armar o time desde que tenham mais alguém armando junto, e que se tenha um Lateral que apoio muito bem na esquerda como fazia André, sozinhos na meia nunca vai dar certo.

Me parece óbvio que a manutenção do esquema não é viável mais o que me parece claro também é que para não tirar Dente do time e não cutucar Elias, temos tudo jogado de lado.

Vamos ver até quando.

Amanha falo do jogo e de um assunto que tem que ser tratado com todo o carinho do mundo, o ano que vem, 2010 e essa merda de libertadores.

VAI CORINTHIANS!

QUEBRA TUDO TIMÃO!

Um comentário:

Mônikita disse...

Salve Hermanito

O que falta msm é GANA - VONTADE desses chinelinhos.
Saber o peso do manto... FATO!

É NÓIS

VAI CORINTHIANS!