23 de abr. de 2009

Patacori OGUM !




Patacori OGUM ! Saravá São Jorge !


Dia 23 de Abril, dia de São Jorge Guerreiro, dia de OGUM !






São Jorge Guerreiro, padroeiro do Corinthians, quase todo Brasileiro, sabe quem é São Jorge, já viu uma imagem do santo, já viu a planta denominada Espada de São Jorge.


Mais poucos de fato devem saber quem foi o Santo.


Não percam a Oportunidade de ler sobre isso, no maravilhoso post feito pelo Filipe lá no Anarcorinthians, clicando AQUI !


A imagem de São Jorge esta sempre associada ao Orixá Ogum pelo sincretismo religioso, os negros escravos eram impedidos de realizar o culto aos seus Deuses, então enterravam os assentamentos e adotaram as imagens de Santos Católicos como forma de cultuar os Orixás sem serem repreendidos pelo homem branco, assim nasceu a ligação de São Jorge Guerreiro com o Orixá Ogum, o Orixá da Guerra e do Aço, e o sincretismo de outros Santos relacionados a Orixás, como Nossa Senhora com Oxum, Santa Barbara com Yansã, Jesus Cristo com Oxalá e assim vai.


Eu não sou católico, e comecei minha saga religiosa com apenas 9 anos de idade, quando num terreiro de Umbanda um Preto-Velho me perguntou se eu gostaria de aprender a tocar atabaque. Desde lá até cá foi uma vida inteira de dedicação e disciplina, e principalmente de amor incondicional a Umbanda ao Candomblé e seus ritos, apesar de não ser Iniciado no Santo e de saber que não tenho Ogum como pai de cabeça, carrego em meu peito uma medalha de São Jorge desde os 11 anos de idade, até hoje, a mesma medalha, porque São Jorge nunca me faltou em momentos dificeis e jamais me faltará, a fé move montanhas e derruba tsunamis, acreditem.


E como todo bom Corinthiano, adorar São Jorge é obrigação, hahaha !


Salve Nação Corinthiana!


Salve Jorge ! Saravá Ogum !


Musica conhecida essa, varios grandes cantores já gravaram e regravaram ela, essa versão tirei do cd "Sobrevivendo no Inferno" do Racionais Mc's.








2 comentários:

Mônikita disse...

Salve meu Amigo!!!!!

Belo post,
São Jorge é a fé inabalável assim como a nossa lendária e boa FÉ CORINTHIANA.
Que São Jorge ilumine nossa gente e nosso CORINTHIANS!

TAMO JUNTOS

NA FÉ PELO CORINGÃO!!!

besos

É NÓIS

VAI CORINTHIANS!

Filipe disse...

Irmão, é isso aí. Fico sinceramente lisonjeado por ter feito a referência, mas teu post vai mais pro mundo real mesmo, pra vivência. Às vezes "saber coisas" não é tudo, mano.
É isso aí. Salve os Preto Véio, Salve a Corrente do 13 de maio, que certo dia, com esses onze anos que eu tinha, me deu o dente de alho e disse que meu espírito é de Índio. VAMO COM FÉ, meu irmão, pela vida e pra além dela.
SARAVÁ
Ê Ê Ê OGUM
ARANAUAM
ASE